31 de março de 2012

Citações de dois livros sobre jornalismo




Durante os semestres os professores indicam vários livros como bibliografia básica e complementar. No semestre passado para a matéria de Teorias, Ética e Legislação em Jornalismo o professor sugeriu o livro: Ser jornalista - a língua como barbárie e a notícia como mercadoria, Ciro Marcondes Filho, Editora Paulus.


Página 16:

Ao começar a ler o livro gostei quando Marcondes começa a falar sobre Karl Kraus. Ele explica da importância que Kraus dava à língua. "Através dela escrevemos e escrever é pensar por si próprio." Segundo Kraus as palavras denunciam não apenas o que queremos, mas também direta e indiretamente quem somos e como somos.

Sobre a arte escrever Karl Kraus disse: "dizer tanto que se diria como se fosse uma despedida e tão bem como se estivesse fazendo um estreia" (Kraus , 2007a, p. 139).

Nesse quinto semestre para a matéria de Produção de Jornal o professor indicou o livro A prática da reportagem, Ricardo Kotscho, Editora Ática. Gostei do seguinte da introdução do livro (página 8): "Não basta, porém, saber - ou pensar que sabe - escrever. Ser repórter é bem mais do que simplesmente cultivar belas letras, se o profissional entender que sua tarefa não se limita a produzir notícias segundo alguma fórmula 'científica', mas é a arte de informar para transformar."

Essas são duas citações que me inspiram por assim dizer. E é uma grande responsabilidade informar. Jornalismo não é só gostar de ler e escrever. É publicar o que é de interesse público. É informar com precisão.


Muitos pensam que para ser jornalista só é preciso "gostar muito" de ler e escrever, mas não é só isso e eu posso garantir. É só olhar a grade curricular do curso: Estudos da Arte, Estudos Sociológicos, Estudos da Teoria Literária, Antropologia e Cultura Brasileira, Estudos da Semiótica, Ética e Bases Humanas, Desenvolvimento Humano e Social, Gestão da Informação: Política, Economia, Cultura e Ciência e por ai vai (No caso me baseio na minha grade da Universidade Anhembi Morumbi - Grade curricular disponível no link: http://bit.ly/dT35A5).


E digo mais: aqueles que acreditam que jornalista é só aquele que está em foco aparecendo na televisão, com toda a certeza está muito enganado. Jornalismo é muito mais do que isso.


O Guia do Estudante Abril explica mais sobre a profissão: http://bit.ly/aONvbU



Nenhum comentário:

Postar um comentário