29 de março de 2012

Explicando o nome do blog


Comecei a estudar Jornalismo em 2010 e no primeiro semestre para a matéria de: Conceitos, Técnicas e Práticas Jornalísticas, tivemos o projeto Universidade que Lê e o livro escolhido foi: Ilusões Perdidas de Honoré de Balzac, Cia das Letras.

Sinceramente, apreciei muito do livro. Para ser mais sincera toda vez que passo pela minha estante passo o olho nele, só para lembrar do companheiro que tive. Dos bons momentos que ele me proporcionou. Afinal, o livro é um companheiro e acredito que essa seja a opinião de muitos.

Muito aprendizado veio de Ilusões Perdidas. Tanto pela leitura como pelos relatórios que fiz.

Segunda Parte - capítulo 5: O Cenáculo (páginas: 104 - 109)


Lucien (0 personagem principal da narrativa) inicia uma amizade com Daniel e começa a participar do grupo de amigos dele que eram: um médico residente, um filósofo profundo, um pintor e um autor cômico - um grande gênio da observação.

"O grupo não tinha vaidades. Comunicavam seus trabalhos e se consultavam mutuamente. Não havia inveja, todos trilhavam caminhos diversos. Como pessoas talentosas, eram acolhedores, aberto e francos. (...) Na fria casa em que se reuniam, os mais belos sonhos tornavam-se realidade. Lucien foi admitido como igual naquela elite intelectual."


Esse é o motivo da escolha do nome do blog. Quando li isso no livro pensei: Pode ser o nome do meu blog. E assim foi!


Significado de elite: O que há de melhor*

Significado de intelectual: Que diz respeito ao entendimento*

(*Significados tirados do minidicionário Silveira Bueno, págs.: 275 e 441)

Nenhum comentário:

Postar um comentário